(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

Como ativar o Java, Silverlight e plugins de bancos no Chrome

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Google lançou na terça-feira (14) o Chrome 42, que traz correções de segurança, suporte a novas APIs e melhorias de desempenho. Mas a nova versão possui uma mudança ainda mais importante: todos os plugins NPAPI são desativados assim que o usuário atualiza o Chrome. Isso inclui Java, Silverlight, Unity e determinados módulos de bancos. Mas há uma maneira de tê-los de volta, caso você realmente precise deles.

Essa é uma alteração que vem sendo planejada desde setembro de 2013. Como o NPAPI foi criado originalmente para o finado Netscape e hoje tem diversos problemas conhecidos de desempenho e segurança, o Google está removendo a tecnologia gradualmente — em janeiro, a execução dos plugins passou a ser bloqueada por padrão. O objetivo é melhorar a estabilidade do Chrome.

Conforme publicado pelo Tecnoblog você ainda poderá usar esses plugins caso realmente precise: basta acessar chrome://flags/#enable-npapi e clicar na opção “Ativar NPAPI > Ativar”. Reinicie o navegador e pronto.

ATENÇÃO: essa opção estará disponível somente até setembro de 2015, quando o Google deverá lançar o Chrome 45. Nessa versão, o suporte a plugins NPAPI será removido de forma definitiva.

Para quem realmente precisa do Java, a Oracle recomenda o uso do Firefox, Internet Explorer ou Safari. O Silverlight já tem data para morrer e não deverá receber grandes atualizações — mas você não deverá sentir muita falta dele, considerando que a Netflix agora usa um player HTML5. Alguns bancos, como o Itaú, já lançaram alternativas que evitam o uso de plugins no navegador.

Vale lembrar que o Flash não é afetado pela mudança: o plugin da Adobe vem embutido no Chrome e se comunica por meio da PPAPI, mais moderna e segura.

Comentários

Tags: , , , ,