(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

Fundamentos e pilares da Excelência na Gestão

Enumeramos a seguir alguns fundamentos e pilares que propiciam excelência na gestão e, por conseguinte, sucesso em seu empreendimento. Vale ressaltar que a ordem é independente, pois todos são importantes, tal qual um corpo humano. Destacamos: Processos, Tecnologia da Informação e Pessoas.

Iniciamos com os processos: neste tópico, a busca pela eficiência, eficácia e efetividade permeiam todas as ações das unidades que compõem a organização, sempre voltadas para a satisfação da cadeia de valor e em especial o cliente: seja ele público ou privado. Não devemos esquecer que estes processos devem ter metas desafiadoras, porém exequíveis, que propiciem a melhoria dos indicadores de qualidade e o crescimento do empreendimento.

Fundamentos Excelencia na Gestao

O segundo trata-se da tecnologia da informação: neste caso estamos falando não somente em termos de hardware e software, mas principalmente da gestão de dados, permitindo que a empresa direcione melhor seus esforços (físicos, mercadológicos, financeiros, etc.), tendo em vista que o conhecimento das pessoas envolvidas, principalmente dos clientes, aliados à agilidade e rapidez na tomada de decisão, propiciam elevadas taxas de sucesso.

O terceiro fundamento é dedicado às pessoas: talvez essa seja a mola mestra que movimenta todos os demais e, neste caso, as pessoas devem estar comprometidas, motivadas, valorizadas e usando sua criatividade num trabalho de equipe para o alcance das metas.

Estes pilares acompanhados de um bom planejamento financeiro deverão indubitavelmente estar alicerçados e entrelaçados, contribuindo para uma probabilidade maior de sucesso. Uma gestão profissional realizada por administradores é extremamente importante, pois busca – por meio do conhecimento, da comunicação, da inovação e da estratégia – a liderança em seu mercado, com foco na excelência e no atendimento do cliente interno e externo.
Conforme dito inicialmente, todos têm a possibilidade de sucesso em seu empreendimento. É evidente que quanto maior for o preparo do administrador, maior será seu diferencial competitivo e seu grau de assertividade.

Porém algumas ferramentas de gestão são imprescindíveis na administração da organização, como recursos humanos qualificados, uma sólida estrutura financeira, sistemas de informações confiáveis, além do apoio do marketing e da área de qualidade.

Comentários

Comentários estão desabilitados.