(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

QUER MOTIVAR SUA EQUIPE? MOTIVE-SE PRIMEIRO!

Amigo gestor, não se assuste com o conteúdo. A motivação é um impulso comum com o qual geramos verdadeiras proezas, mas, o que fazer quando não se sente tal impulso em si e tampouco com seus subordinados? O que fazer? Descubra agora.

Sim, talvez o problema motivacional em sua administração não esteja concentrado apenas na equipe que trabalha com você. Uma boa equipe necessita de um bom gestor que busque direcionadores de desempenho e esteja pronto para inovar a qualquer novo instante. Porém, não é justo cobrar mais produtividade e motivação de seus subordinados, se você, o próprio detentor do poder não as tem.
Primeiro é pertinente diferenciar duas palavrinhas que ainda confundem muita gente: Chefe e Líder. Não pense que a comparação é retrógrada já que a essa altura, quem nunca a fez? Pois bem! A diferença básica entre ser chefe e ser líder está na forma como tais posições direcionam as informações e a própria hierarquia empresarial.


O CHEFE, GERALMENTE É O CENTRALIZADOR.
O chefe retém o poder de decisão para si enquanto cobra resultados de seus subordinados. Odiado por muitos, o chefe não está muito interessado no “como fazer” e sim, no serviço pronto. Esperando sempre o relatório feito em cima da mesa pela manhã, ou o retorno do investimento feito com tanto sofrimento, o chefe está acima da hierarquia e se empenha em designar funções a todos que se subordinam a sua autoridade.
A boa notícia para quem tem um chefe é que ele está prestes a desaparecer das organizações. Mas, o que fazer se você é um chefe? Nem tudo são flores e alguns conceitos necessitam ser reinventados. Diversas pesquisas reproduzem a máxima que afirma que o comportamento dos chefes, sempre ranzinzas e pouco proativos cria uma barreira no relacionamento causando problemas de gerenciamento. O objetivo aqui não é fazer com que um possível chefe seja transformado em líder, até porque algumas organizações preferem manter os conceitos antigos, um pouco por tradição e também por acreditarem que ainda não foi inventada melhor técnica de gestão.


strong>VAMOS AO LÍDER.
Ainda acredito que muitos conceitos devem ser adequados para que se tenha uma prévia do que seja um bom líder. Mas, tentemos alguns: o líder é aquele cara que não se importa com os protocolos hierárquicos que as empresas defendem. Eles fazem o serviço duro se precisar mostrar a alguém como se faz. No universo de um bom líder, as palavras “funcionários” ou “subordinados” não existe. Todos são colaboradores ou colegas de trabalho já que estão todos “no mesmo barco” e querem atingir os mesmos objetivos. Por fim, o líder traz consigo uma luz e traça um caminho que todos devem seguir sem distinções para alcançar os objetivos.

Agora que sabemos a diferença, é fácil pensar que para o chefe, a falta de motivação seja muito mais comum que para o líder. É importante ressaltar que até certo ponto isso pode ser verdade, mas, não uma máxima. Todo tipo de profissional passa por dificuldades e conciliar problemas e objetivos pessoais com as necessidades empresariais nem sempre é tarefa fácil.

Chefes ou lideres, a motivação pessoal é algo muito importante e define alguns comportamentos ao lidar com a equipe. Um gestor desmotivado pode não ser claro quanto aos procedimentos necessários para manter o empreendimento e todos acabarão notando que há algo errado. É muito difícil passar uma imagem positiva de suas funções se seus anseios vão contra suas atitudes. Em uma frase, um gerente desmotivado acaba por desmotivar sua equipe e levar os resultados ao desastre se não agir rápido.


E O QUE PODEMOS FAZER?
Basicamente é importante que descubra o motivo pelo qual se sente desmotivado. Uma avaliação mental pode ser eficiente ao se questionar se há insatisfação e se ela está ligada ao trabalho ou não. Geralmente, o desmotivado é também insatisfeito por algum motivo e esse motivo deve ser combatido. Manter uma situação apenas porque ela é confortável pode ser atraente em um primeiro momento, mas, gerará um grave problema em futuros próximos.
Por isso é importante que se tenha a noção do motivo pelo qual você se encontra desmotivado e que a resolução do conflito se dê o mais rápido possível. A motivação também pode estar ligada a pequenos prazeres diários. Alguns hábitos podem ser modificados para que seja possível sentir mais energia e disposição para trabalhar e angariar maiores objetivos. A maioria das pessoas não precisa de grandes motivos para se sentir bem e motivadas.


Em resumo, é importante lembrar que a motivação deve ser buscada dia após dia, pois ela nos impulsiona e dá forças. De nada adianta cobrarmos resultados positivos de nossos colaboradores, se eles não presenciam tais resultados e empenho em nos mesmos. Então, da próxima vez que precisar cobrar motivação de seus funcionários, pergunte-se primeiro como estão seus anseios e como anda sua própria produtividade. Talvez a resposta não esteja neles e sim em você.
Pense nisso e boa semana!

Comentários

Comentários estão desabilitados.