(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

Você sabe quais são os países possuem uma gestão pública eficiente?

Você sabe quais são os países possuem uma gestão pública eficiente?

De acordo com dados divulgados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Brasil, Chile, Colômbia e México possuem os processos de gestão pública mais eficientes da América Latina. No entanto, isto não significa que estes países não necessitem de melhorias, afinal ainda existe muito a ser feito neste aspecto.

Isto acontece, pois, a análise se baseia em um índice que avalia a capacidade de implementação de uma Gestão para Resultados no Desenvolvimento (GpRD). Ela é um instrumento que visa auxiliar os administradores a alcançarem os objetivos estabelecidos para a gestão, sempre observando as melhorias contínuas que podem ser realizadas em cada instituição.

O índice que observa o planejamento, monitoramento, avaliação, gestão de programas e projetos, orçamento e gestão financeira pública, pontuou os quatro países que melhor se classificaram, com notas superiores a 3,0. Já os países com notas entre 1,5 e 3,0 foram reunidos no grupo de países com nota média. E os países com notas abaixo de 1,5 foram agrupados na classificação de países com notas baixas.

Ao fim da avaliação apenas Brasil, Chile, Colômbia e México foram classificados com notas altas, apesar das grandes melhorias que precisam realizar para uma administração mais transparente e limpa.

Por fim, apesar da pequena quantidade de países que foram classificados com notas altas, uma considerável quantia conseguiu melhorar a sua classificação investindo em planejamento e ferramentas para planejamento e avaliação. Deste modo, é visível o salto no desenvolvimento da gestão de países como Jamaica, Nicarágua, Paraguai, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Até a próxima,

Equipe CENTI

 

Comentários

Comentários estão desabilitados.