As maneiras que a internet das coisas pode modificar a nossa rotina. :: Centi
  (62) 3922 3044      contato@centi.com.br

As maneiras que a internet das coisas pode modificar a nossa rotina.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

2_810x251

Depois de um longo dia de trabalho, você vai até a catraca biométrica do seu escritório, posiciona o polegar no sensor biométrico e tem a passagem liberada para sair do prédio. Enquanto isso acontece, a catraca envia os dados referentes ao horário da sua saída para o sistema de recursos humanos da empresa, que automaticamente verifica se o horário é compatível com a sua carga horária ou não.

Você segue para o estacionamento, entra no carro e conecta o seu smartphone ao veículo através do Android Auto ou do Apple CarPlay. Durante o caminho, você ouve as suas músicas favoritas no Spotify, e liga para o delivery pedindo uma pizza de calabresa sem cebola. Após a ligação, você finalmente chega ao seu condomínio.

Você chega no prédio, estaciona o carro, pega o elevador e finalmente entra no seu apartamento. Caminha até a geladeira para pegar um copo de água e lê no visor do eletrodoméstico o aviso: “Compre Refrigerante”. Você prontamente, liga para o delivery e pede para acrescentar esse item ao seu pedido.

Após algum tempo, o interfone toca, o entregador chegou. Ele se identificou para a portaria digital. Uma atendente verificou através da câmera que foi instalada na entrada do prédio que ele poderia fazer a entrega. Você encontra o entregador, pega a encomenda e finalmente vai aproveitar a sua pizza.

Muito mais do que apenas uma “historinha”.

A narrativa pode até parecer rotineira para você. Mas na realidade é uma pequena representação do quanto a Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT em inglês) já é uma realidade na vida de muita gente. Para quem não sabe, ela é o fenômeno tecnológico que conecta os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores, fazendo com que a catraca do seu trabalho, o seu carro, a sua geladeira e até mesmo o sistema de portaria do seu prédio utilizem a internet para facilitar a sua vida.

Essas evoluções vão muito além do que vivemos atualmente, no futuro será possível viver em casas inteiramente equipadas com itens conectados pela internet. Além disso, veremos a introdução dela em outras áreas como prevê o Plano Nacional de IoT lançado pelo governo federal no ano passado.

O Plano prevê um conjunto de políticas, ações e estratégias para a implantação da Internet das Coisas como ferramenta para o desenvolvimento de melhorias na Saúde, Agronegócio, Industria e Cidades. O plano prevê que essas ações sejam implantadas entre 2018 e 2022. O principal objetivo do plano é melhorar a prestação de serviços públicos e privados, através da inovação e do desenvolvimento de novas tecnologias. Promovendo assim um país muito melhor.

Equipe CENTI,

 

Comentários

Comentários estão desabilitados.