(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

Pragas virtuais – O vírus não está sozinho

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Todos os dias nos deparamos com inúmeras pragas virtuais. Elas vêm por e-mail, por um link desconhecido ou por um pendrive de um colega do trabalho. Não importa como, elas sempre estão por perto apenas esperando uma oportunidade para se alojar no seu computador e provocar um grande estrago.

Já se tornou um hábito chamar qualquer praga virtual de vírus, no entanto as coisas não funcionam dessa maneira. Existem outros tipos que podem se infiltrar no eu computador. Hoje vamos conhecer cada um deles e descobrir como você pode se prevenir.

Afinal o que é Vírus?

O termo vírus é uma nomenclatura genérica que surgiu nos anos 90 para designar qualquer ameaça que interfira na segurança dos dados de um computador. Atualmente a palavra nomeia programas maliciosos que se propagam na máquina após a execução do arquivo hospedeiro. Com certeza você já deve ter recebido um e-mail solicitando a atualização do programa ou aplicativo de internet banking do seu banco. Se você não quer cair nessa cilada ligue para o seu gerente primeiro, verifique se a informação é verdadeira e só assim realize o download.

Como Posso Evitar?

Como tudo sempre evolui. As ameaças também evoluíram e com o tempo o termo se tornou insuficiente para classificar as novas pragas como os Malwares. Eles são classificados como todo e qualquer tipo de programa que seja capaz de executar ações sozinho de maneira indesejada causando qualquer tipo de dano ou prejuízo ao usuário.

Se você não quer se tornar mais uma vítima o melhor caminho é a prevenção. Mantenha sempre todos os programas do seu computador atualizados, instale mecanismos de segurança, tome cuidado com todos os links que clicar e principalmente só fala o download de programas que você tem certeza que são seguros. Isso fará toda diferença na segurança dos seus dados.

 

 

 

 

 

Comentários

Comentários estão desabilitados.