(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

5 Benefícios dos serviços web para a Administração Pública

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

A internet revolucionou a maneira como resolvemos os nossos problemas. Se antes era necessário ir a um caixa eletrônico para retirar o extrato da sua conta, hoje em dia, basta acessar o site do seu banco para ter acesso à essas e outras informações sobre a sua movimentação bancária.

“Tornando-se conscientes do poder da Web, os cidadãos não mais aceitarão a ideia de que os serviços públicos devem ser apenas quase bons. Se o governo, que é geralmente a maior “empresa” de qualquer país, for um líder no uso da tecnologia, automaticamente melhorará as aptidões técnicas da nação e impulsionará a mudança para a sociedade da informação”. (Gates,1999).

A evolução atingiu o comércio, os serviços bancários e tem tudo para revolucionar a maneira que o cidadão se relaciona com a administração pública, pois os serviços web vieram para desburocratizar e simplificar processos, facilitando (e muito) a rotina da administração e do cidadão.

Para se ter uma ideia, esse tipo de prática também pode ajudar na administração de materiais e até mesmo na gestão dos recursos humanos dentro da instituição pública, organizando de maneira prática e econômica os recursos e colaboradores instituição.

Depois de todos esses argumentos, você ainda não está convencido de como os serviços e sistemas web podem trazer benefícios para a Administração Pública, reunimos os 10 principais motivos que podem te convencer que a internet pode fazer toda diferença no atendimento ao cidadão e na gestão pública.

 

01 – Diminua as filas

Quem vai até alguma repartição pública já espera encontrar uma imensa fila para ser atendido. Com a inserção dos serviços web, essa realidade pode mudar completamente pois alguns serviços podem ser realizados pela internet, sem a necessidade da presença física do cidadão no órgão. Enquanto os serviços que devem ser executados de maneira imprescindivelmente presencial, podem ser agendados, facilitando a vida de quem precisa da administração.

 

02 – Economia

Os serviços web podem auxiliar a administração nos processos de economia de custos com materiais. Isto acontece pois, a emissão de boletos, guias, demonstrativos de pagamentos e outros, podem ser realizadas pelo cidadão, transferindo o custo do material para o mesmo. Além disso, a administração pode implantar sistemas para gestão de almoxarifado. Eles auxiliam nos processos de gestão dos materiais e recursos.

 

03 – Agilidade

Serviços como a apresentação de documentos para instituições públicas podem acontecer de maneira mais rápida quando são realizados em um ambiente virtual. Afinal, o envio e a checagem da veracidade são facilitados graças a existência de ferramentas desenvolvidas para este fim.

 

04 – Divulgação de Informações

De acordo com a LAI (Lei de Acesso à Informação) as informações referentes a administração pública devem ser divulgadas continuamente para todos os cidadãos através das plataformas web designada para tal. A justificativa para isso é simples, todos merecem saber os rumos da administração pública. É nesse momento que a internet pode ser uma boa ferramenta. Nela o cidadão pode acompanhar os assuntos de seu interesse e entrar em contato com os respectivos responsáveis, caso algo lhe chame a atenção.

 

05 – Inovação

A inovação é marca principal de gestões que mantiveram uma boa relação com o cidadão. Por isso investir no uso da internet e na inclusão dos serviços web significa construir um bom relacionamento com a sociedade em geral.

Comentários

Comentários estão desabilitados.