(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

3 desafios para tornar a gestão pública mais eficiente

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

Nós sabemos que ainda existem grandes desafios a serem superados para tornar a gestão pública mais eficiente. Mas, você sabe quais são os desafios que devem ser enfrentados para aumentar essa eficiência?

Abaixo destacamos três deles para você para refletir.

Ter uma gestão mais transparente

Embora termos como eficiência, eficácia e efetividade já estejam batidos, eles são o tripé que sustentam a administração pública e, muitas vezes, não são vistos como eixos norteadores.

A transparência na gestão pública evita a corrupção, a centralização e ainda pode ajudar na criação de metodologias visando a avaliação de desempenho dos projetos e das pessoas que trabalham na administração pública.

Analisar os dados da administração pública

Se pensarmos em uma empresa privada, por exemplo, todas elas utilizam a análise de dados para tomada de qualquer decisão. Os números são essenciais para embasar decisões estratégias e melhorias no processo.

Se olharmos para a gestão pública encontramos muita informação, mas nenhum esforço para analisá-las. Dessa forma fica praticamente inviável gerar estratégias assertivas que direcionem corretamente as políticas públicas, e é ainda mais complicado avaliar o desempenho ou o impacto de cada ação que foi ou que será realizada.

 

Engajar e estimular a participação da sociedade civil

Com a tecnologia a gestão pública acaba se tornando cada vez mais democrática, e a participação da sociedade civil é uma das maneiras de construir mais legitimidade na tomada de decisões. Mas, para que isso aconteça a gestão pública precisa implementar uma cultura de participação para que as pessoas se aproximem mais do governo.

Além disso,  é necessário apostar em novas ferramentas como o sistema da Centi. Ele emite diversos relatórios personalizados que podem facilitar a análise de dados, de informações para estas decisões, facilitando a vida do gestor e servidores públicos.

 

Dessa forma a população consegue acompanhar se as leis e as promessas de campanha estão sendo cumpridas, e onde e como o dinheiro público está sendo gasto. A partir daí cria-se uma relação de confiança para que a gestão passe a ser cada vez mais bem sucedida.

Comentários

Comentários estão desabilitados.