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INFORMATIVO SOBRE ALTERAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS EM 2018

O informativo refere-se as alterações realizadas no âmbito legal, bem como as alterações feitas no sistema, relativo aos procedimentos de alterações orçamentárias no exercício de 2018.   A partir de 2018, todas as alterações orçamentárias relativas a “Suplementações/Reduções” serão consideradas no controle orçamentário até o nível de modalidade de aplicação, diferentemente do tratamento que existia até o ano de 2017.   Exemplificando   Padrão utilizado até 2017 – Controle até o nível de Elemento de Despesa 04.122.0004.2.007. 3.1.90.04 [Suplementação] 04.122.0004.2.007. 3.1.90.05 [Redução]   No caso exposto acima, os valores suplementados e reduzidos em ambas as dotações eram computados no controle de alteração orçamentária, pois os códigos do Elemento de Despesa são diferentes (04 e 05).   Padrão utilizado de 2018 em diante – Controle até o nível de Modalidade de Aplicação 04.122.0004.2.007. 3.1.90.04 [Suplementação] 04.122.0004.2.007. 3.1.90.05 [Redução]   No caso exposto acima, os valores suplementados e reduzidos não serão mais computados no controle de alteração orçamentária, visto que foram realizados dentro da mesma Modalidade de aplicação “90”.   Importante! O procedimento que deverá ser realizado no sistema, é indicar quais as suplementações/reduções não serão encaminhadas ao Tribunal de Contas através do arquivo AOC.   Desta forma, foi criado na tela CO094 – Alteração saldo suplementação a coleção “Redução”, onde o setor contábil deverá indicar de quais dotação foram feitas as reduções para amparar cada suplementação. A vinculação será feita através do botão de Operações>>Vincular redução.   Lembrando que todas as suplementações que possuírem vínculo com redução, não serão encaminhadas ao Tribunal de contas, através do arquivo AOC, visto que o sistema somente permitirá o vínculo entre suplementações e reduções dentro da mesma Ação/Modalidade de aplicação/Fonte de recurso.   No exemplo em questão, verifica-se como realizar o vínculo da(s) redução(ões) que estão amparando as suplementações. Procedimento para vincular as reduções 001 (10) Exemplo de reduções vinculadas a suplementação 002 (8)   Até a próxima, Equipe CENTI            

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Você já conhece a Lei de Acesso a Informação?

Você já conhece a Lei de Acesso a Informação?

Muita gente fala da Lei nº 12.527/2011, mas nem sempre sabe exatamente sobre o que ela diz respeito. Em suma, a lei regulamenta o direito, previsto na Constituição, de acesso a informações públicas. Viabilizando ferramentas e meios para que qualquer pessoa consiga consultá-las facilmente. A lei obriga, a União, os Estados, Municípios, os Três Poderes, os Tribunais de Conta, Entidades sem fins lucrativos e até mesmo o Ministério Público a divulgar informações sobre o recebimento e o destino dos recursos que elas receberam. Essa lei designa que a publicidade das informações é a regra e apenas algumas exceções como: dados pessoais e informações que colocam em risco a segurança da Sociedade ou do Estado devem ser mantidas em sigilo de acordo com a classificação dada pela autoridade competente. A pessoa jurídica ou física que pede a informação não precisa dizer o “porquê” ou a causa da sua solicitação. Já a divulgação deve acontecer de maneira proativa e gratuita, pela Administração Pública, sem a necessidade de outra solicitação além da própria lei. Para isto, um município, por exemplo, deve se preparar, criar procedimentos e procurar ferramentas que se atentem ao cumprimento da lei. Uma opção fácil é o nosso Portal Cidadão, ele possui acesso rápido e seguro para os usuários e é uma ótima opção para quem deseja um ambiente de fácil gerenciamento e publicação, fazendo toda diferença na rotina da administração pública.   Até a próxima,   Equipe CENTI

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Registro de Atendimento

A CENTI ficou ainda mais transparente, agora contamos com o número de protocolo do atendimento, onde você poderá acompanhar o andamento de sua solicitação.

1 - O que é o Protocolo de Atendimento?

É o número correspondente ao registro do atendimento prestado ao Cliente

2 - Como ele funciona?

O protocolo de atendimento é um número composto pelos seis primeiros dígitos do ano e mês da sua criação, seguido do número da interação num total de 10 dígitos

3 - Qual é sua função?

O protocolo demonstra que o cliente fez contato com a CENTI pedindo uma orientação ou a solução para um problema ou dúvida, é a maneira de identificar sua solicitação junto a empresa.

5 - Como faço para consultar o andamento do meu protocolo?

Através de seu e-mail, com boletins informativos que são encaminhados automaticamente sempre que uma solicitação é aberta ou encerrada, ou através do suporte CENTI por contato telefônico ou chat.

6 – Modelo do boletim enviado aos usuários via e-mail:

1A Até a próxima, Equipe CENTI

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Informativo Orçamento 2018

Informamos que já se encontra disponível no sistema, a Exportação do arquivo do Orçamento referente ao ano de 2018, através do menu Prestação de Contas - Exportação TCM-GO. De acordo com o novo layout disponibilizado pelo TCM, houve alteração nos seguintes pontos: 1 – Arquivo de Programas – PRO No arquivo de programas “PRO”, foi inserido um novo campo obrigatório, Indicador, onde deverá ser preenchido no sistema através da tela CO037 – PPA, como demonstrado figura abaixo. 1   2 – Arquivo de Ações e Metas Os campos Público Alvo e Produto, passaram a ser obrigatórios, e deverão ser verificados e preenchidos no sistema através da tela CO037 – PPA, conforme figura abaixo. Público Alvo 2 Produto 3   3 – Arquivo das despesas DSP O arquivo da despesa orçamentária foi modificado, e a partir de agora, a codificação será enviada ao TCM até o nível de Modalidade de Aplicação e não mais até o nível de elemento de despesa como era antes, conforme exemplificado: Antes – 3190.11   (Até 2017) Agora – 3190.00   (2018 em diante) Em caso de dúvidas, por favor entrar em contato com nosso suporte. Até a próxima, Equipe CENTI

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Você conhece os 5 princípios da administração pública?

Você conhece os 5 princípios da administração pública?

A administração pública é regida por cinco princípios básicos que estão presentes no Artigo 37 da Constituição Federal. Eles dirigem as ações das pessoas que fazem parte da Administração e auxiliam os gestores estimulando atos que favoreçam o coletivo e não um grupo limitado de pessoas. Então, para facilitar a sua administração vamos conhecer quais são as cinco proposições básicas da Administração Pública e quais são os seus principais fundamentos.
  • Legalidade
Todas as ações realizadas por componentes da gestão pública devem ser baseadas apenas no que está descrito na lei. Isto acontece, pois, o administrador é subordinado a lei e não deve executar nada que fuja do que já está delimitado. A contratação de um serviço, por exemplo, deve seguir à risca o que já está definido nas leis que regem esta ação. Caso contrário ela não deverá ser concretizada
  • Impessoalidade
A impessoalidade é o princípio que preza pela igualdade no tratamento que o setor público oferece as pessoas jurídicas ou físicas que o procuram. Neste caso o interesse público sempre deve se sobrepor ao interesse dos particulares em geral.
  • Moralidade
Quando pensamos no administrador público automaticamente esperamos que a moralidade estará presente em todas as suas ações. Por isso, ela talvez seja o princípio que mais se destaca quando falamos de ética no serviço público. Afinal, para que o administrador siga todas as proposições do artigo 37 ele precisa ser honesto, qualidade que está intrinsicamente ligada a moralidade.
  • Publicidade
Não é à toa que existem ferramentas para garantir a transparência das ações da administração pública, afinal o princípio da publicidade exige que os atos praticados pelo gestor sejam publicados em plataformas de fácil acesso para o cidadão. Isto garante à sociedade o direito de fiscalizar as ações do poder público.
  • Eficiência
Por fim, é esperado que o todos os colaboradores da administração pública executem o seu trabalho com presteza e perfeição, por isso o último princípio é a eficiência. Ela garante que a administração atenda os anseios da sociedade da melhor maneira possível de acordo com as ferramentas disponíveis. Até a próxima.   Equipe CENTI.

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