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Exija número de protocolo de atendimento

Todo contato telefônico, e-mail, chat ou WhatsApp com a Centi gera um número de protocolo de atendimento. Ele tem a finalidade de rastrear, gerenciar e solucionar problemas oriundos de cada solicitação no atendimento. Esse conjunto numérico garante para o cliente e para a empresa, por lei, a segurança da informação prestada.

O que é um protocolo de atendimento?

Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação. Deve ser enviado via e-mail, SMS ou informado via telefone.

Porque o número de protocolo é importante?

"O advogado e professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Vinicius Klein comenta que qualquer contato por telefone entre clientes e empresas é necessário, mas que o cliente deve se precaver e reunir provas de que houve quaisquer solicitação. 

Um número de protocolo é suficiente para para o cliente, com este pode inclusive exigir que a empresa o envie a gravação do telefonema ou verificar status de andamento quaisquer  solicitações ao suporte. 

+ Manual de normas de protocolo administrativo (Senado Federal)

Os protocolos de atendimento dão às organizações um bom parâmetro para analisar aspectos mais profundos e estratégicos. Eles não são apenas uma segurança para os consumidores, são uma avaliação pertinente da eficiência dos processos desenvolvidos pelas empresas. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nosso suporte através do nosso telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

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Conheça a nossa nova funcionalidade saiba como publicar de gastos com Covid-19

Uma das principais vantagens da gestão transparente é que a democracia na distribuição da informação serve para reforçar a confiança da população em seus eleitos, dessa forma, há o senso de união quando entendem exatamente qual é o reflexo dessa ação sobre o município, todos os colaboradores e servidores sentem-se à vontade para executar o trabalho com segurança e assertividade. 

No último dia 13 de maio, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO) tornou público o Acórdão Nº 02022/2020 que trata da medida cautelar para prefeitos, secretários e controladores internos em razão das fragilidades encontradas nos procedimentos de compras e contratações diretas com o objetivo de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

+ Acessar texto na íntegra

A transparência no combate ao Covid-19 é essencial para que população saiba quais medidas estão sendo adotadas no município para diminuir a proliferação do vírus. No acórdão publicado pelo tribunal, pede: 

1.1. Que o prefeito e secretários disponibilizem imediatamente todas as contratações e aquisições afetas ao combate à pandemia causada pela Covid-19 em local específico dentro do sítio eletrônico oficial do município na rede mundial de computadores (internet), para assegurar sua publicidade e a transparência, contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o objeto, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição, em cumprimento ao disposto no artigo 4º, §2º da Lei n. 13.979/2020;

Nova tela para prestação de contas para gastos com Covid-19

Para ajudar prefeitos e secretários na prestação de contas desses gastos, criou uma nova tela no sistema para que possam ser encontrados facilmente por aqueles que acessem as informações no portal. Para esta publicação, é necessária a seguinte configuração:

  • Através da tela “PC017 - Prestação de contas” será possível informar as receitas, contratos, dispensas, licitações e despesas que serão demonstradas no portal em menu exclusivo para transparência para o combate ao Covid-19.
  • Uma vez publicado, esta informação é demonstrada automaticamente no portal, no menu “Consulta > Prestação de contas (Covid-19)”. 

Ainda existem dúvidas de como irá funcionar ou como implementar isso no seu município? Entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp

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Como converter arquivo DOC para PDF/A?

A tecnologia está sempre evoluindo de maneira vertiginosa e tendo em vista que mudanças sempre acontecem de forma tão veloz, a preservação de dados sempre será o centro de tudo, a preservação para das informações é uma das mudanças causadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO) para 2020, a implantação e exigência do Colare Pessoal e de arquivos de leis e outros que deverão ser enviados no formato PDF/a. 

Então, o que é exatamente o PDF/a?

O PDF/a é um formato de PDF que garante que um documento possa ser reproduzido exatamente da mesma maneira em qualquer software utilizado. Todas as informações necessárias para exibir o documento da mesma maneira são incorporadas ao arquivo, deixando os documentos seguros, acessíveis e seguros por um longo período de tempo.

Os arquivos em PDF/a tem padronização e normas ISO que os regulamenta e padroniza.

  • PDF/A 1A - ISO 19005-1,
  • PDF/A 1B - ISO 19005-1,
  • PDF/A 2A - ISO 19005-2,
  • PDF/A 2B - ISO 19005-2,
  • PDF/A 2U - ISO 19005-2,
  • PDF/A 3A - ISO 19005-3,
  • PDF/A 3B - ISO 19005-3,
  • PDF/A 3U - ISO 19005-3.

O tribunal disponibilizou uma ferramenta capaz de realizar validação do arquivo e se este está de acordo com suas exigências. 

Mas como posso converter um arquivo DOC para PDF/a?

A conversão do arquivo é bem simples e prática porém precisam de alguns ajustes iniciais, entre eles é recomendado a utilização do Pacote Office 2016 ou superior. 

Com o documento aberto, você deverá clicar no menu “Arquivo” e em seguida no menu “Salvar como”. Depois deverá clicar na opção “Procurar” que irá abrir uma nova janela onde você escolherá o local onde salvará seu arquivo. 

Abra seu documento e clique em "Arquivo".

Clique no menu "Salvar Como"

Clique na opção "Procurar"

No campo “Tipo” você deverá escolher formato “PDF”, com isso irá habilitar um novo campo chamado “Opções” e ao clicar nele deverá marcado a opção “Compatível com PDF/A” e pressionar o botão “OK” para concluir. 

Escolha PDF e clique em Opções

Marque a opção "Compatível com PDF".

Agora basta você escolher onde quer salvar o arquivo e clicar no botão “Salvar”. 

Recomenda-se que utilize o programa Adobe Reader para visualização do seu arquivo em PDF/A ou validar o arquivo diretamente na ferramenta disponibilizada pelo TCM, disponível no link https://virtual.tcm.go.gov.br/colare-doc/.

Ainda tem dúvida? Entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

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A Centi cria o termo de compromisso para retomadas de atividades

Este novo modo de convivência social que toda a humanidade vem enfrentando é preocupante mas essencial para manter a saúde e segurança de todos. Pensando nisso a Centi junto com a Prefeitura de Rio Verde - GO desenvolveu o "Termo de Compromisso para Retomada Gradual das Atividades Produtivas"

Com este termo de compromisso, o empresário passa a concordar com as normas adotadas pelo governo municipal e estadual voltados à segurança e saúde da população, podendo assim retomar às suas atividades comerciais no município onde se compromete a diversas ações como: 

  • Disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos para clientes e funcionários;
  • Estimular o uso de canais de atendimento remoto (sites, aplicativos, telefones, etc);
  • Controlar a entrada de clientes para 1 cliente a cada 12 metros;
  • Intensificar a limpeza das superfícies dos ambientes, com detergente neutro  seguida de desinfecção com álcool 70%;
  • Fornecer materiais e equipamentos suficientes para que não seja necessário o compartilhamento dos mesmos, por exemplo: telefones, fones, teclados, mouse, canetas dentre outros;
  • Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros. 
  • Entre outras regras sanitárias.

O Termo de Compromisso poderá ser emitido no portal da transparência do município e contará com devida autorização autorização e QR Code, contendo todas as informações sobre o termo e legislação vigente. 

Termo de Compromisso para retomadas de atividades - Covid-19

Essa ação visa a retomada da economia sem grandes perdas para a população em geral, visando sempre a sua segurança. Estas normas e regras sanitárias que vêm sendo adotadas pelo município estão sendo adotadas também pelo governo estadual.

Quer saber mais como este funciona e como levar para seu município? Entre em contato conosco através do nosso suporte, através do número 62 3922-3044 ou fale conosco através do nosso WhatsApp.

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A Centi lança nova ferramenta para professores e alunos nessa quarentena

O ensino a distância é uma ótima opção para estudantes e professores nesse período de isolamento social causada pela proliferação do Covid-19. O ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa. 

Compreendendo a importância de que todos se mantenham seguros e zelem pela saúde durante esse período de pandemia e que é essencial também que o aluno continue tendo a oportunidade de estudar e o professor de fazer o que faz de melhor, ensinar.

Pensando nisso, a Centi se destaca no mercado mais uma vez e disponibiliza no Portal do Professor uma nova ferramenta, capaz de controlar as atividades que poderão ser realizadas pelos estudantes nesse período de quarentena, sendo vídeos, documentos, imagens e muito mais.

Portal do Professor

O professor deverá acessar o Portal do Professor e clicar no menu “Atividade”. No calendário que será exibido, deverá lançar as atividades daquele dia e planejar aulas com atividades futuras, anexando documentos de textos e até links com vídeo aula.

Portal do Aluno

Ao acessar o Portal do Aluno será exibido ao estudante as atividades que ele deverá fazer e ao visualizar o conteúdo, já estará contando como presença no ponto do professor que disponibilizou tal atividade. 

Portal do Professor

Visualização da inserção de atividades no Portal do Professor

Porque fazemos isso? Acreditamos que o conhecimento é nossa maior riqueza, queremos que alunos e professores não sejam prejudicados nessa quarentena e que ao disponibilizar esta funcionalidade onde alunos e professores continuem a se encontrar no conhecimento, estaremos contribuindo para um mundo melhor. 

Quer saber mais e como vai funcionar? Entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

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