(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

A tecnologia a favor da transparência no setor público

Há algum tempo a transparência na gestão dos órgãos públicos vem deixando de ser um diferencial das administrações e têm se tornado um requisito básico. Mas, nós sabemos que tornar os processos mais rápidos e transparentes não é algo tão fácil de ser alcançado e principalmente executado. Além de ser uma obrigação legal, a transparência no setor público e o acesso a informações passou a ser uma forma de aproximação entre o governo e a população. De forma mais engajada a sociedade civil tem reivindicado clareza nas atividades públicas e cobram os gestores para que isso aconteça. É justamente nesse contexto que a tecnologia surge como uma importante aliada. A implantação de sistemas interligados entre as diferentes áreas como gestão de pessoas, compras, contabilidade, licitações, patrimônio dentre outras otimizam a rotina e tornam as informações mais rápidas e acessíveis.  O principal objetivo da tecnologia é descomplicar e automatizar o maior número de procedimentos possível de maneira simples e confiável. E, qualquer órgão público pode ter acesso a esse tipo de facilidade. As vantagens são inúmeras e vale a pena destacar algumas.

Redução de erros e retrabalho

Os processos manuais e o armazenamento de vários documentos e planilhas nos mais diversos computadores podem ser um dos principais motivos que geram erros graves. Com a ajuda da tecnologia é possível ter um sistema interligado com todas as áreas eliminando e diminuindo esse tipo de falha.

Melhoria na qualidade das informações

Com os processos automatizados as informações estarão todas em um único lugar e por esse motivo acabam se tornando mais confiáveis. Os relatórios se tornam mais práticos e passam a ser mais rápidos e precisos. 

Otimização do tempo e maior produtividade

Os processos que antes eram totalmente manuais e repetitivos passam a ser automatizados e mais organizados. Dessa forma, eles deixam de consumir grande parte do tempo dos servidores e é possível aproveitar melhor a sua equipe estimulando o desempenho de funções mais estratégicas.  Se você deseja ter maior transparência e quer saber mais sobre tecnologias aplicadas à empresas do setor público, entre em contato com a gente e solicite uma demonstração!

Leia mais

Relatórios personalizados: você já conhece essa função?

Os relatórios gerenciais são ferramentas essenciais para que uma gestão seja mais eficiente dentro de qualquer empresa. Pensando nisso a Centi desenvolveu uma funcionalidade que conta com uma grande variedade de relatórios e que podem ser personalizados exclusivamente para a sua gestão. A criação dos relatórios personalizados permitem que o usuário consiga emitir comprovantes de publicação de documentos, licitações, compras, contratos no portal cidadão. Eles também poderão ser utilizados para emissão de termos de admissão, ficha cadastral, termos de planos de saúde, planos odontológicos na folha de pagamento ou em qualquer outro local onde a sua imaginação possa chegar.  Os relatórios personalizados podem te ajudar a obter informações mais precisas e atualizadas, manter as informações da sua gestão mais organizadas, desenvolver um histórico de dados e fazer parte de um planejamento mais estratégico impactando diretamente na tomada de decisões.

Entenda como montar o seu relatório personalizado

Apesar de serem necessários para qualquer empresa, muitas vezes as pessoas encontram dificuldades para construir seus relatórios. A Centi têm trabalhado para ser referência quando o assunto é modernidade na gestão do seu município, portanto visa facilitar ao máximo a interação entre usuário e produto.  Montar relatórios personalizados com a Centi é muito simples. Em primeiro lugar é necessário que o modelo do relatório que você deseja utilizar seja fito em algum documento de texto.  O formato pode ser em DOC ou DOCX e nesse modelo o usuário deve incluir imagens, tabelas, planos de fundo, cabeçalhos, rodapés, cores, fontes e todas as informações que considerar importantes e que deverão ser demonstradas por meio do relatório. O segundo passo é criar esse relatório personalizado dentro do sistema. E, para que isso aconteça o usuário irá encaminhar o modelo que ele mesmo customizou para o suporte da Centi que será responsável pela parametrização dentro do sistema.  Se você precisa melhorar a performance da sua gestão, entre em contato com a gente e solicite uma demonstração! ====================

Leia mais

Gerenciamento de riscos na gestão pública

Embora o gerenciamento de riscos não seja um assunto totalmente novo na administração pública, ele vem ganhando cada vez mais importância dentro dos órgãos públicos brasileiros. Praticamente todas as decisões que tomamos diariamente envolvem riscos. Os riscos são associados a incertezas e elas podem ser positivas, ou seja, que geram oportunidades ou negativas que se remetem a ameaças.  O gerenciamento de riscos na gestão pública colabora, por meio de métodos racionais e sistêmicos, para que as incertezas sejam identificadas, avaliadas e tratadas mantendo uma interação constante entre todos os envolvidos.  Embora a presença da gestão de riscos ainda seja mais restrita a setores públicos que se envolvem diretamente com o sistema financeiro, e aqueles que estão ligados aos desastres naturais, é ela que nos ajuda a dimensionar os fatos que poderão afetar em maior ou menor grau uma organização. Uma gestão voltada para o risco precisa ter visão estratégica, objetivos pré estabelecidos e constância nas suas ações. Gerir riscos só faz sentido quando se pensa no futuro, ou seja, quando o gestor consegue se enxergar lá na frente buscando equilíbrio entre o que ele aprendeu no passado, as demandas do presente e os desafios que serão enfrentados no futuro. Em busca desse equilíbrio, e de acordo com a norma AS/NZS 4360/2004, a gestão de riscos deve ser um processo contínuo e aplicado em algumas situações como:

  • Quando há necessidade de implementar controles que não estavam previstos inicialmente em um projeto;
  •  Quando um novo trabalho for iniciado ou planejado;
  • Quando as mudanças nos processos forem significativas;
  • Após a ocorrência de algum incidente que tenha grande potencial de perdas ou danos;
  • Quando o local de trabalho envolver atividades rotineiras, não rotineiras, emergenciais e futuras;
  • Quando existirem regulamentos técnicos e legais e suas modificações.
É importante destacar que a implantação da gestão de riscos não pode ser feita de maneira empírica e isolada, ela deve ser conduzida de forma sistematizada e envolver todas as pessoas que trabalham na sua organização.

Leia mais

2ª Semana Colare + Centi

Pensando no melhor para seus clientes, a Centi oferecerá a partir do dia 21 de outubro de 2019 o curso na 2ª Semana Colare + Centi voltado as prefeituras e câmaras municipais. Como no curso realizado na primeira semana Colare + Centi, serão abordados o funcionamento do módulo de Compras, licitações e contratos mas também serão abordados novos temas:

  • Módulo de Compras;
  • Envio de dispensas;Licitação fase 1 e 2;
  • Envios de contratos e aditivos;
  • Envios de empenhos de dispensas;
  • Envios de empenhos de atas de registro de preços;
  • Mudanças de legislações e exigências do TCM;
  • E muito mais.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 15 de outubro de 2019, podendo ser realizadas pelo telefone 62 3922-3044 falando com nosso suporte. Faça a sua inscrição e não perca tempo. O curso terá a carga horária de 8 horas (um dia) e haverá a entrega de certificados.

Leia mais

Quais os diferenciais do sistema de gestão pública da Centi?

Jovem e arrojada, a Centi já é a segunda maior empresa voltada para a gestão pública no estado de Goiás. Embora seja uma empresa nova, com menos de 10 anos de atuação, tem know how acumulados em outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e trouxe para o Centro-Oeste o que há de mais moderno em sistemas de gestão do mundo. O desenvolvimento das soluções estão em sintonia com os mais exigentes critérios de segurança globais e atende todo o mercado com funções que englobam: contabilidade, financeiro, folha de pagamento, arrecadação, compras, licitação, frotas, protocolo, patrimônio, almoxarifado, assistência social, controle interno, educação, saúde, ouvidoria, portal cidadão e site, além de novos módulos que são constantemente desenvolvidos.  Como diferencial de mercado a Centi oferece um sistema totalmente integrado entre os módulos. Essa integração otimiza a montagem de fluxos internos e automatiza processos como folha de pagamento, contabilização automática da renda local, além da publicação de relatórios de despesas, receitas entre outras informações dentro do Portal da Transparência.  O software de gestão da Centi também trabalha com exportação de arquivos como balancetes, balanços, orçamentos, folha de pagamento, SIOPE, SIOPS, SICONFI e matriz de saldos contábeis, CCAGI e muitos outros.  Para que o gestor acompanhe e analise a performance da sua gestão, o sistema oferece uma gama de relatórios pré-definidos, permitindo também a criação de relatórios customizados visando atender as necessidades específicas de cada um dos nossos clientes. Outro diferencial é o suporte que atualmente conta com uma equipe dedicada e disponível para atendimento nos mais diversos canais como chat integrado ao sistema, WhatsApp, telefone e e-mail. Dessa forma, o cliente pode optar pelo seu canal de comunicação favorito.  Com visão de crescimento e melhoria contínua, a Centi também conta com uma equipe específica e focada no desenvolvimento de novas funcionalidades. A equipe tem como função estudar a gestão pública e identificar possíveis melhorias a serem aplicadas dentro do sistema, além de ouvir o cliente e analisar as suas necessidades.   A Centi é um sistema de gestão pública robusto e completo para atender qualquer empresa da esfera pública. Entre em contato com a gente e solicite uma demonstração!  

Leia mais