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Saiba como organizar o setor de RH da gestão pública com 6 dicas

O setor de RH (Recursos humanos) tem se mostrado cada vez mais estratégico visto as mudanças constantes pelos órgãos reguladores e a implantação do Colare Pessoal. O departamento pessoal é instrumento de geração de valores mais importante em qualquer tipo de órgão público. Apenas com o suor das pessoas envolvidas é que um negócio atinge seus objetivos e perpetua durante anos.

A gestão do Departamento de Recursos Humanos é uma das responsabilidades mais importantes e ao potencializar as relações humanas e o potencial da equipe é o que torna a eficácia de uma equipe, capaz de realizar quaisquer ações como guardiões da cultura da organização, os profissionais de recursos humanos estão diretamente envolvidos com o cerne da estratégia da sua gestão.

Neste artigo, explicaremos melhor como organizar o setor de RH na empresa, desde o planejamento até o acompanhamento individualizado de cada servidor, além de o que pode ser feito com o suporte de um software de gestão e de técnicas avançadas.

1. Comece com um planejamento para o setor de RH

O primeiro passo para organizar o setor de RH é um bom planejamento — e este precisa estar diretamente atrelado ao planejamento estratégico geral do órgão público (PPA, LOA e LDO). Em organizações que não enxergam os recursos humanos como parte essencial do seu planejamento estratégico, é quase inevitável que tudo que foi definido pela gestão acabe indo por água abaixo.

2. Conheça bem o time

Nunca se esqueça que o RH lida com pessoas. Pode parecer óbvio, mas muita gente se esquece que cada indivíduo tem necessidades, ambições e comportamentos distintos. Não existe um manual que se aplique a todas as organizações ou membros de um time. É preciso fazer um diagnóstico personalizado do quadro de servidores, identificando as demandas, objetivos e forma de atuação de cada setor.

Os líderes devem saber ouvir e observar o dia a dia de todos, a fim de detectar problemas e encontrar as melhores soluções. Ao atender as necessidades de cada profissional, a empresa traz a equipe para perto e aumenta o engajamento do time.

3. Estruture o plano de cargos e salários em detalhes

Reúna todas as legislações que trate do plano de cargos e salários, ou plano de carreira. É um tipo de planejamento fundamental em um RH profissionalizado conhecer todas as leis que trate do tema no município. Além de auxiliar na ordenação da organização, também permite que os servidores planejem seu desenvolvimento e trabalhem motivados em busca da evolução profissional.

No planejamento é preciso descrever os cargos e suas atribuições e remunerações para que fique claro para todos os envolvidos. Ao estabelecer esses padrões, é preciso, então, documentar e comunicar a todos os servidores. Crie cartilhas e materiais de divulgação sobre isso.

4. Desenvolva as lideranças da empresa

Vale a pena destacar o papel exercido pelo setor de RH no desenvolvimento de líderes da organização. Um líder não surge por acaso, mas é o resultado de muito investimento e preparo, mesmo quando existe algum tipo de talento para assumir esse papel.

Junto com a gestão de cada departamento, o Recursos Humanos pode ajudar a identificar quem são os talentos na equipe que podem se tornar líderes no futuro e investir no desenvolvimento deles. Além disso, mesmo quem já exerce um cargo que demanda liderança também pode crescer com capacitações voltadas para essas responsabilidades.

Para que uma organização persevere, é fundamental que seus líderes estejam na vanguarda e sejam capazes de enxergar a inovação para levar a administração em frente. 

5. A importância dos softwares

Um sistema de Recursos Humanos completo como a Centi permite que o time de recursos humanos tenha um registro completo de toda a trajetória de cada um dos servidores e utilize essas informações para uma tomada de decisão mais precisa para diversas finalidades.

O sistema Centi pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer momento pelos profissionais que possuam as credenciais de acesso para o sistema, garantindo praticidade e segurança para os dados, centralizando informações de outros procedimentos importantes do RH, como o planejamento de cargos e salários, avaliações de desempenho da equipe, registro de informações funcionais como contratações e desligamentos e muito mais.

6. Acompanhe os trabalhos realizados

Acompanhar o trabalho do servidor é essencial para que o resultado final seja satisfatório para ambos os lados e assim não ter problemas. A métrica de acompanhamento pode ser definida pelo líder do setor e com muita cautela, chegar ao resultado desejado.

Saiba bem as suas ações e as ações de todo o departamento e em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte pelo telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

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Módulo de Saúde, essencial para um atendimento humanizado e de qualidade

Durante a pandemia mundial causada pela proliferação do Coronavírus, o atendimento imediato e de qualidade tornou-se obrigatório e a tecnologia tornou-se uma grande aliada das empresas, que desenvolvem ferramentas voltadas à saúde. Os avanços no campo da gestão hospitalar trazem inúmeros benefícios tanto para o hospital quanto para para os pacientes e profissionais da saúde que ali trabalham. 

Com a utilização de um software, é possível integrar tanto os serviços médicos quanto os serviços administrativos de uma ou de várias unidades de atendimento.Pensando nisso a Centi desenvolveu o Portal da Saúde que tem como objetivo principal proporcionar uma visão global de todas os processos internos de hospitais, laboratórios e clínicas, otimizando tanto os atendimentos quanto os procedimentos administrativos.

Portal da Saúde 

O Portal da saúde foi construído com uma interface bem intuitiva, o software facilita o lançamento de prontuários para médicos, enfermeiros e odontólogos, mantendo um histórico do paciente. Essa visão global permite que essas informações sejam acessadas de qualquer lugar pelo profissional através da internet. 

Dentro da fila de atendimento, por exemplo, o profissional poderá acessar informações como nome, idade, situação e realizar ações como atender, encaminhar e finalizar. Poderá também verificar em qual unidade está sendo realizado o atendimento e alternar entre as unidades cadastradas e fazer o encaminhamento, caso haja necessidade.

A função atender permite o preenchimento das informações que são necessárias para completar o prontuário do paciente, incluindo procedimentos e exames e, na guia histórico de prontuários é possível acompanhar o histórico do paciente durante todas as consultas realizadas, relembrando assim pontos importantes da vida clínica do paciente.

A função encaminhar permite que o médico encaminhe esse mesmo paciente para um determinado departamento da unidade. E, o botão finalizar, como o próprio nome já diz, permite que o médico finalize o atendimento retirando assim o paciente da fila de espera. 

No botão “adicionar pessoa na fila” é possível incluir um paciente sem que ele tenha passado pelo agendamento. Esse procedimento é recomendado para casos em que é necessário realizar o encaixe do paciente na fila de atendimento.

Para saber mais sobre as funcionalidades e benefícios do Portal da Saúde, entre em contato com nosso suporte através do WhatsApp ou pelo telefone 62 3922-3044 e solicite uma demonstração.

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Homologação de envios ao Colare pelo sistema

Agora é oficial! O Tribunal de Contas dos Municípios do estado de Goiás liberou o layout onde será possível homologar as integrações realizadas ao Colare Pessoal e ao Colare Compras através do sistema.

Com essa nova função, todos os envios realizados através do sistema Centi poderão ser enviadas ao TCM com a Homologação da entrega. Durante o processo de homologação, o jurisdicionado consolida os dados e assina eletronicamente a entrega, utilizando um certificado digital ICP-Brasil.

E como irá funcionar no sistema?

Através das respectivas telas de integração do Colare Pessoal ou do Colare Compras, é possível realizar apenas a Integração, apenas a homologação ou os dois ao mesmo tempo, integrando e homologando o envio. 

Ao homologar ou integrar homologado, o jurisdicionado não precisará acessar o Colare Envios para homologar as integrações, visto que este já foi realizado através do sistema. 

#CentiDrops

Assista ao nosso segundo episódio do #CentiDrops para saber mais, acesse agora o link: https://bit.ly/CentiDrops2

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nosso suporte através do WhatsApp ou pelo telefone 62 3922-3044 e fique por dentro da novidade.

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Módulo de Educação, voltado à professores, coordenadores e alunos

A educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. A importância vai além do aumento da renda individual ou de chances de emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, cultural e econômico. Um Brasil mais justo e avançado é um Brasil em que todos possam chegar onde sonham, e isso começa pela educação, com a ajuda de professores, educadores e muitos outros envolvidos na educação. 

Dia 06 de agosto é o Dia Nacional dos Profissionais da Educação e a Centi sempre se preocupou com a qualidade de vida desses profissionais por sabermos o quanto é difícil gerenciar o tempo entre as atividades de classe, elaboração de aulas e correção de provas e lançamento de frequência. Diante desse cenário as ferramentas tecnológicas se tornam uma grande aliada otimizando todas as tarefas que são realizadas pelos educadores.

Pensando nisso, a Centi criou algumas ferramentas com interface interativa, integrada com o sistema Centi:

  • Portal do Professor
  • Portal do Coordenador
  • Portal do Aluno.

Estas ferramentas que vieram para auxiliar a todos envolvidos no processo educacional,  sendo desenvolvidos utilizando técnicas de UX (User Experience ou Experiência do usuário) para otimizar e informatizar processos, eliminando a necessidade de preenchimentos manuais e permitindo um acompanhamento mais assertivo e personalizado do desenvolvimento da escola e dos alunos.

Portal do Professor

O Portal do Professor foi desenvolvido para otimizar o trabalho do educador, auxiliando em atividades como planejamento e organização do conteúdo que será ministrado em sala de aula, controle de faltas e frequência dos alunos, lançamento de avaliações e notas. 

O lançamento de notas pode ser realizado no formato numérico ou ficha de acompanhamento bimestral e pode ser selecionado tanto na opção anual como semestral. A fim de facilitar a análise de desempenho de cada um dos alunos, o docente também consegue emitir relatórios diários e fichas de acompanhamentos bimestral.

Portal do Coordenador

Já o Portal do Coordenador permite um controle e uma gestão mais assertiva, visto que com ele é possível ter acesso, em tempo real, de todo o planejamento de aula e do conteúdo que será ministrado. 

O coordenador também poderá acessar o percentual de faltas, o controle das turmas, os relatórios referentes ao livro de matrículas, o diário e realizar o mapeamento das notas e do desempenho individual de cada aluno. 

Portal do Aluno

O Portal do Aluno, é voltado ao acompanhamento de notas, frequência e mesmo de atividades extras fornecidas pelos educadores, o que vem sendo muito utilizado neste momento de pandemia. 

Se você precisa melhorar a gestão e a performance da sua escola, invista em um software focado na área da educação. Entre em contato com o nosso suporte através do WhatsApp ou do telefone 62 3922-3044 em caso de dúvida ou para uma demonstração.

#DiaNacionalDoProfissionalDaEducação #FiqueBem #FiqueEmCasa

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Colare Pessoal: Prazo final para envio dos cargos

Em fevereiro de 2020 iniciou os envios de dados da folha de pagamento para o Tribunal de Contas dos Municípios através da plataforma Colare. No dia 08/06, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO) publicou em diário oficial na edição nº 1395 Ano VIII a Instrução Normativa 006/2020 que dispõe sobre prazos para envios de alguns conceitos, entre eles o envio da legislação..

Prazos:

Art. 1º Para fins de emissão de certidão pelo TCMGO, considera-se adimplente com a prestação de contas em relação aos envios de dados de pessoal no exercício de 2020:

I – até 30 de junho de 2020 o município que tenha enviado os dados completos referentes ao layout legislação; (Prazo vencido)

II – até 31 de julho de 2020 o município que tenha enviado os dados completos referentes ao layout legislação e layout cargos;

III – até 31 de agosto de 2020 o município que tenha enviado os dados completos referentes aos layouts legislação, cargos e verbas;

IV – até 30 de setembro de 2020 o município que tenha enviado os dados completos referentes aos layouts legislação, cargos, verbas, cadastro, admissão, vida funcional e subsídios dos agentes políticos; 

V – a partir de 1º de outubro de 2020 o envio de dados completos da folha de pagamento e todos os demais layouts, com exceção dos layouts aposentadoria e pensão.

+ Leia Instrução 006/2020 na íntegra
+ Diário Oficial de Contas, Edição nº 1395 Ano VIII

Ainda tem dúvidas sobre esta instrução e o que passa a valer? Entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 e do nosso WhatsApp.

#FiqueBem #FiqueEmCasa

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