(62) 3922 3044      contato@centi.com.br
Todo o conteúdo publicado em: Dicas Úteis

Saiba como atender a IN 18/2020 do TCM/GO

No último 10/12, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM/GO) tornou público a Instrução Normativa 018/2020 que determina o excepcional envio, por Excel, da folha de pagamento dos municípios, relativa ao exercício de 2020, em razão de fase de adaptação à plataforma COLARE e de situação de calamidade pública da pandemia do coronavírus – COVID-19.

Para atender a esta instrução normativa, a Centi criou a tela “PC021 - Exportações TCM GO”, onde você poderá exportar a folha de pagamento referente ao exercício de 2020 para atender a esta norma.

Ainda preciso enviar a folha pelo Colare Pessoal?

Sim. A instrução não anula a obrigatoriedade de enviar a folha de pagamento referente ao exercício 2020 através do Colare Pessoal, assim o envio deverá ser feito conforme cronograma já estabelecido anteriormente pelo tribunal, esta medida é para facilitar o controle de gastos de pessoal pelo tribunal de contas para o encerramento de mandatos.

Como devo enviar a minha folha ao TCM?

Depois de gerado todos os arquivos necessário, seguindo regras dos incisos 3º e 4º, você deverá enviá-los através da plataforma TICKET do TCM, informando os arquivos desejados. 

Se a tela não está liberada pra você ou se ficou com dúvidas, entre em contato com nosso suporte pelo telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp e conheça todas as nossas funcionalidades.

Leia mais

Como proceder com a melhor transição de mandato?

Uma das principais e mais importantes característica da democracia é o direito ao sufrágio e, consecutivamente, a eleição de representantes pelo povo. No Brasil, a cada dois anos, os cidadãos brasileiros vão às urnas para eleger os seus representantes e, assim, exercitar a sua cidadania.

Com muitos candidatos a prefeito já eleitos no primeiro turno, uma dúvida que surge aos gestores atuais e futuros é: como realizar uma boa transição de mandato municipal?

Primeiramente, é importante refletir-se sobre o que caracteriza uma transição de mandato. Para que um político eleito para o executivo exerça uma boa administração, é imprescindível que tenha amplo conhecimento da real situação da máquina pública que irá assumir. O processo de transição, portanto, é justamente o momento em que representantes da gestão a ser finalizada e da que assumirá o governo, se unem, em uma equipe, para entregar a máquina pública de forma transparente. O período de transição, por sua vez, é aquele compreendido entre a disponibilização do resultado da votação (em primeiro ou segundo turno) até a data de posse do candidato eleito.

Para o governante que assume, a transição de mandato é uma oportunidade de recebimento e avaliação das informações necessárias à elaboração do seu planejamento e programa de governo. Para o governante que deixa o mandato, ela é o momento de avaliação da gestão desenvolvida, dos ganhos, das eventuais perdas, e dos aprendizados conquistados.

+ Live TCM/GO - Encontro técnico sobre transição de mandatos
+ Live TCE/MT - Gestão eficaz online - Regras de final de mandato

E a interação com os outros poderes?

É importante ressaltar que, em uma democracia, o poder executivo não trabalha sozinho. Assim, durante todo o período do mandato, os poderes legislativo e judiciário exercem funções paralelas à atividade dos gestores eleitos. Ao poder legislativo, especificamente, caberá não apenas fiscalizar as atividades da administração, mas também atuar no desenvolvimento de políticas públicas, uma vez que é ele o responsável por aprovar leis. Para entrar em vigor, as propostas dos chefes do poder executivo precisam ser aprovadas pelo poder legislativo.

É fundamental, portanto, que o poder executivo dialogue, tenha um bom relacionamento e trabalhe junto ao poder legislativo durante o mandato. 

Leia mais

Sincronize suas homologações com o TCM

A Centi lança uma nova ferramenta para facilitar ainda mais as integrações com o Colare Pessoal e Colare Compras/Licitação, agora é possível sincronizar todas as suas integrações com o Tribunal de Contas. 

Pensando em você, criamos a função “Atualizar homologações” na tela “PC015 - Realizar integração atos de pessoal TCM” e “PC003 - Realizar integração TCM” para os módulos de “Folha de Pagamento” e “Compras/Licitação”. Com ela você poderia sincronizar todos os seus envios que se encontram com a situação “Não homologado”, mesmo que este já tenha sido homologado no tribunal.

+ Colare Pessoal - Integração de legislação
+ Colare Pessoal - Integração de cargos
+ Colare Pessoal - Integração de verbas

Para realizar este procedimento é simples e rápido, basta abrir a tela de integração, selecionar a opção “Atualizar homologações” e buscar os conceitos desejados que deseja sincronizar. 

Ficou curioso e quer saber mais? Entre em contato com nosso suporte pelo telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp e conheça todas as nossas funcionalidades. 

Leia mais

Exportações de planilhas para o módulo de Compras/Licitação

Um sistema pode facilitar o trabalho realizado pelos servidores públicos com funcionalidades simples e fácil de se utilizar para a realização do mesmo? A resposta é óbvia, sendo este um dever da Centi com nossos clientes. 

Imagine você ter que cadastrar milhares de produtos para uma licitação de forma individual, ou seja, item por item, você faria de forma simples e rápida ou digitaria um por um? Na Centi isso é possível realizar isso com facilidade. Para o módulo de Compras e Licitação existe uma funcionalidade utilizada para exportação e importação de planilhas no formato Excel (xls). 

Temos essa função para facilitar e auxiliar no cadastro de seus processos, trazendo mais agilidade e precisão para informar os produtos ou serviços que deseja. Essa funcionalidade está disponível nas telas:

  • CM006 - Pedido;
  • CM001 - Processo de Compras;
  • CM049 - Cotação.

Sabia que você também pode fazer o seu processo de cotação totalmente online? No sistema, temos opção de enviar sua planilha de cotação para as empresas, via e-mail. Essas opções estão disponíveis nas telas:

  • CM001 - Processo de Compras;
  • CM049 - Cotação.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais detalhes? Entre em contato com nosso suporte pelo telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp e conheça todas as nossas funcionalidades. 

Leia mais

Conheça o Painel de Avaliações – #CentiDrops 4

Não é segredo pra ninguém que a Centi sempre se preocupou com a qualidade do serviço prestado no atendimento de seus clientes e pensando nisso, criamos esta nova ferramenta para te ouvir.

No quarto episódio da nossa sério #CentiDrops iremos te apresentar esta nova ferramenta e como funciona.

Para isso, assista ao nosso vídeo, através do link: https://youtu.be/nDIR4z4JpXg

Logado dentro do sistema, clique no ícone do painel de avaliações e nos ajude deixando a sua opinião, ela é muito importante pra nós.

Todos os comentários serão encaminhados para a diretoria da Centi. O que você achou? Se ainda tem dúvidas, entre em contato com nosso suporte. 

Se ainda tem dúvidas, entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

Leia mais