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5 dicas para criar uma folha de pagamento correta

Estar em dia com as obrigações trabalhistas e tributárias é essencial para o bom funcionamento e uma excelente gestão. Relações transparentes com órgãos federais e com os próprios servidores garantem, para além da satisfação entre as partes, que não se perca dinheiro pagando multas ou enfrentando ações judiciais.

Ainda que o gestor esteja em dia com suas obrigações, é importante também que os documentos oficiais que regem a relação entre empregador e colaborador sejam preenchidos corretamente — mesmo erros simples na elaboração da folha de pagamento do funcionário podem gerar problemas e prejuízos.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para auxiliar melhor como organizar folha de pagamento e dando 5 dicas para fazê-lo da maneira correta, evitando, definitivamente, equívocos em seu processamento. 

1 - Mantenha um controle rígido da folha de ponto dos funcionários

De acordo com a Lei da Liberdade Econômica, sancionada em setembro de 2019, fica determinado que o ponto dos funcionários em empresas com mais de 20 colaboradores deve ser sempre controlado, sendo que o Ministério do Trabalho e Emprego traz em suas portarias os moldes que essa gestão deve seguir.

Fazer uma boa gestão do ponto dos funcionários, no entanto, é essencial não apenas para atender às determinações da lei, mas também para que o próprio gestor conheça o histórico de seus colaboradores, calcule descontos e bônus e conduza bancos de horas corretamente.

2 - Planeje com antecedência o que fará parte da folha de pagamento

O planejamento de processos também é importante para a elaboração de uma folha de pagamento coesa, mas, muitas vezes, é deixado de lado até mesmo por gestores experientes. Apesar de cansativa, a tarefa deve ser feita para que se diminua a chance de incorrer algum erro na elaboração do documento.

É preciso definir, assim, o que é importante para o gestor — como dados cadastrais e atividades que constarão na folha —, já que apenas desse modo o documento lhe será útil, bem como será possível definir o profissional responsável por cada etapa da confecção.

3 - Classifique os funcionários corretamente de acordo com a função

Uma boa folha de pagamento evita que o gestor fique vulnerável, uma vez que a documentação funciona como histórico da vida dos colaboradores. Ela também é útil para que se apurarem valores precisos nos casos de prestação de contas, pedidos de demissão, cálculo de férias, etc.

Logo, é importante que o gestor classifique corretamente seus funcionários e identifique a que categoria pertencem. Isso é extremamente importante, porque cada uma delas tem uma convenção coletiva própria, que pode ditar regras especiais a serem seguidas pelo gestor.

4 - Reveja gastos extras

Uma vez que todos os servidores já foram categorizados, é hora de repassar a folha de ponto de cada um deles e contabilizar o tempo trabalhado no mês, eventuais benefícios e horas extras a serem pagas. Faltas injustificadas devem ser descontadas e bancos de horas devem ser considerados.

Além disso, adicionais como de insalubridade ou periculosidade, bem como salário-família ou descanso semanal remunerado, também devem ser levados em consideração e creditados. Lembre-se de deixar a política de pagamento clara para qualquer leitor do documento compreendê-la facilmente.

5 - Dê atenção especial ao cálculo de impostos e descontos

Também é fundamental atentar para o cálculo do valor líquido a ser pago aos servidores, após a dedução de benefícios legais — a exemplo do vale-transporte — e contribuições regulamentares ou outros descontos em folha.

O cálculo da contribuição feita para o INSS deve ser realizado pelo gestor tendo como base a faixa salarial, sendo os valores retidos diretamente na fonte. Apontar os valores corretos na folha de pagamento é essencial para quem quer evitar problemas legais no futuro, sendo importante redobrar a atenção nesse sentido.

Dica extra - Não se esqueça do pagamento de benefícios especiais

Colocar na folha de pagamento valores de benefícios considerados especiais também é crucial para quem quer evitar erros — como é o caso de comissões, programa de participação nos lucros, licença-maternidade ou mesmo adicionais.

Novamente, vale ressaltar que sistemas informatizados e softwares personalizados são de grande valia para a organização de dados e o controle das rotinas do departamento pessoal como um todo, com segurança e agilidade. Dê preferência àqueles que trabalham com sistema em nuvem e permissões para acesso.

A Centi é esse sistema e muito mais. Um sistema totalmente na nuvem e web, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo. Conheça mais sobre nosso sistema, entre em contato conosco através do nosso suporte pelo número 62 3922-3044 ou por nosso WhatsApp.

#FiqueSeguro #FiqueEmCasa

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Webinar Colare Pessoal – Legislação

Webinar é uma conferência online ou videoconferência com intuito educacional, no qual a comunicação é de apenas uma via, ou seja, somente o palestrante se expressa e as outras assistem, onde a interação dos participantes é limitada ao chat, de modo que eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Nesta quarta, dia 17/06 iremos realizar às 15:00 nosso primeiro Webinar sobre Colare Pessoal, onde iremos demonstrar os envios de leis através do nosso sistema, integrando os conceitos ao Tribunal de Contas dos municípios e a devida homologação.

+ Colare Doc
+ Colare Envios
+ Colare Pessoal

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Exija número de protocolo de atendimento

Todo contato telefônico, e-mail, chat ou WhatsApp com a Centi gera um número de protocolo de atendimento. Ele tem a finalidade de rastrear, gerenciar e solucionar problemas oriundos de cada solicitação no atendimento. Esse conjunto numérico garante para o cliente e para a empresa, por lei, a segurança da informação prestada.

O que é um protocolo de atendimento?

Protocolo de atendimento é uma sequência numérica criada para a identificação do atendimento e acompanhamento do cliente junto à empresa sobre uma solicitação e/ou reclamação. Deve ser enviado via e-mail, SMS ou informado via telefone.

Porque o número de protocolo é importante?

"O advogado e professor da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) Vinicius Klein comenta que qualquer contato por telefone entre clientes e empresas é necessário, mas que o cliente deve se precaver e reunir provas de que houve quaisquer solicitação. 

Um número de protocolo é suficiente para para o cliente, com este pode inclusive exigir que a empresa o envie a gravação do telefonema ou verificar status de andamento quaisquer  solicitações ao suporte. 

+ Manual de normas de protocolo administrativo (Senado Federal)

Os protocolos de atendimento dão às organizações um bom parâmetro para analisar aspectos mais profundos e estratégicos. Eles não são apenas uma segurança para os consumidores, são uma avaliação pertinente da eficiência dos processos desenvolvidos pelas empresas. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nosso suporte através do nosso telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp.

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Conheça a nossa nova funcionalidade saiba como publicar de gastos com Covid-19

Uma das principais vantagens da gestão transparente é que a democracia na distribuição da informação serve para reforçar a confiança da população em seus eleitos, dessa forma, há o senso de união quando entendem exatamente qual é o reflexo dessa ação sobre o município, todos os colaboradores e servidores sentem-se à vontade para executar o trabalho com segurança e assertividade. 

No último dia 13 de maio, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/GO) tornou público o Acórdão Nº 02022/2020 que trata da medida cautelar para prefeitos, secretários e controladores internos em razão das fragilidades encontradas nos procedimentos de compras e contratações diretas com o objetivo de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. 

+ Acessar texto na íntegra

A transparência no combate ao Covid-19 é essencial para que população saiba quais medidas estão sendo adotadas no município para diminuir a proliferação do vírus. No acórdão publicado pelo tribunal, pede: 

1.1. Que o prefeito e secretários disponibilizem imediatamente todas as contratações e aquisições afetas ao combate à pandemia causada pela Covid-19 em local específico dentro do sítio eletrônico oficial do município na rede mundial de computadores (internet), para assegurar sua publicidade e a transparência, contendo, no que couber, além das informações previstas no § 3º do art. 8º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o objeto, o nome do contratado, o número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, o prazo contratual, o valor e o respectivo processo de contratação ou aquisição, em cumprimento ao disposto no artigo 4º, §2º da Lei n. 13.979/2020;

Nova tela para prestação de contas para gastos com Covid-19

Para ajudar prefeitos e secretários na prestação de contas desses gastos, criou uma nova tela no sistema para que possam ser encontrados facilmente por aqueles que acessem as informações no portal. Para esta publicação, é necessária a seguinte configuração:

  • Através da tela “PC017 - Prestação de contas” será possível informar as receitas, contratos, dispensas, licitações e despesas que serão demonstradas no portal em menu exclusivo para transparência para o combate ao Covid-19.
  • Uma vez publicado, esta informação é demonstrada automaticamente no portal, no menu “Consulta > Prestação de contas (Covid-19)”. 

Ainda existem dúvidas de como irá funcionar ou como implementar isso no seu município? Entre em contato com nosso suporte através do telefone 62 3922-3044 ou através do nosso WhatsApp

#FiqueBem #FiqueEmCasa

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A Centi cria o termo de compromisso para retomadas de atividades

Este novo modo de convivência social que toda a humanidade vem enfrentando é preocupante mas essencial para manter a saúde e segurança de todos. Pensando nisso a Centi junto com a Prefeitura de Rio Verde - GO desenvolveu o "Termo de Compromisso para Retomada Gradual das Atividades Produtivas"

Com este termo de compromisso, o empresário passa a concordar com as normas adotadas pelo governo municipal e estadual voltados à segurança e saúde da população, podendo assim retomar às suas atividades comerciais no município onde se compromete a diversas ações como: 

  • Disponibilizar álcool 70% para higienização das mãos para clientes e funcionários;
  • Estimular o uso de canais de atendimento remoto (sites, aplicativos, telefones, etc);
  • Controlar a entrada de clientes para 1 cliente a cada 12 metros;
  • Intensificar a limpeza das superfícies dos ambientes, com detergente neutro  seguida de desinfecção com álcool 70%;
  • Fornecer materiais e equipamentos suficientes para que não seja necessário o compartilhamento dos mesmos, por exemplo: telefones, fones, teclados, mouse, canetas dentre outros;
  • Estimular o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros. 
  • Entre outras regras sanitárias.

O Termo de Compromisso poderá ser emitido no portal da transparência do município e contará com devida autorização autorização e QR Code, contendo todas as informações sobre o termo e legislação vigente. 

Termo de Compromisso para retomadas de atividades - Covid-19

Essa ação visa a retomada da economia sem grandes perdas para a população em geral, visando sempre a sua segurança. Estas normas e regras sanitárias que vêm sendo adotadas pelo município estão sendo adotadas também pelo governo estadual.

Quer saber mais como este funciona e como levar para seu município? Entre em contato conosco através do nosso suporte, através do número 62 3922-3044 ou fale conosco através do nosso WhatsApp.

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