(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

A tecnologia para transparência na gestão pública

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Print this page

É direito de qualquer cidadão ter acesso e acompanhar os passos dados pela administração pública, seja ela municipal, estadual ou federal. Essa transparência está prevista no artigo 5º da Constituição Federal e vem ganhando cada vez mais força com a publicação da Lei da Transparência publicada em 2000 e a Lei de Acesso à Informação (LAI) publicada em 2011.

A Lei da transparência exige a divulgação em um site da internet, e em tempo real, de todas as receitas e despesas realizadas pela administração pública. E, a Lei de Acesso à Informação permite que qualquer pessoa solicite documentos aos órgãos públicos, mesmo sem apresentar qualquer justificativa para isso. 

Essas obrigações legais ampliam o acesso à informação, trazem mais transparência para administração pública e consequentemente aproximam o governo da população. A tecnologia por sua vez têm se tornando uma grande aliada nesse processo. 

Um ótimo exemplo de boa prática de governança digital é o portal da transparência do Governo Federal. Por ele é possível que qualquer pessoa consulte as receitas, despesas e documentos diários de qualquer órgão público do Brasil. 

Esse novo modelo de gestão pautado na rapidez, na transparência e na proximidade dos órgãos com o cidadão resulta em ações mais eficazes, além de demonstrar maior organização orçamentária e política da administração pública.

Com a adoção de novas tecnologias a gestão pública está caminhando para se tornar cada vez mais democrática e participativa. Dessa forma, o cidadão não precisará esperar apenas o momento de ir às urnas para participar ativamente.

Toda essa transformação digital possibilita que o cidadão participe inclusive na formulação de novas políticas públicas. A tecnologia contribui para garantir não apenas a transparência, mas possibilita um controle mais adequado dos recursos públicos que por sua vez acabam retornando em benefícios para toda a população. 

Acompanhe o nosso blog e veja como podemos te ajudar na gestão da sua cidade!

 

Comentários

Comentários estão desabilitados.