(62) 3922 3044      contato@centi.com.br

Semana Pedagógica – Professor Marcos Meier

No dia 02/08 (sexta) aconteceu em Rio Verde – GO a palestra com o psicólogo, professor de matemática, escritor e mestre em educação, Professor Marcos Meier no auditório do I.F. Goiano que contou com a presença de 850 pessoas entre profissionais da educação, autoridades e população em geral com o tema voltado à educação infantil nas escolas públicas.

Um grande evento para toda a população de Rio Verde mas, o que seria a Educação Infantil? A educação infantil consiste na educação de crianças, com idades entre 0 e 5 anos. Neste tipo de educação, as crianças são estimuladas – através de atividades lúdicas, brincadeiras e jogos – a exercitar as suas capacidades e potencialidades emocionais, sociais, físicas, motoras, cognitivas e a fazer exploração, experimentação e descobertas.

Internacionalmente, a educação infantil corresponde normalmente o nível 0 definido pela ISCED (Classificação internacional Normalizada da Educação em tradução livre). Contudo, em alguns sistemas educativos, este tipo de educação pode incluir a que é ministrada a crianças de idade inferior a três anos, portanto a um nível inferior ao do ISCED.

A educação infantil é ministrada em estabelecimentos educativos divididos nas modalidades creches e pré-escolas. A educação infantil é obrigatória a partir dos quatro anos, sendo um direito da criança que o Estado é obrigado a disponibilizar o espaço e os educadores de forma pública. Existem, também, diversas instituições privadas que oferecem o serviço de educação infantil no Brasil.

No Brasil considera-se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende, pedagogicamente, crianças com idade entre 0 e 6 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chama o equipamento educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de “creche”. O equipamento educacional que atende crianças de 4 e 6 anos se chama “pré-escola”. Na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Recentes medidas legais modificaram o atendimento das crianças pré-escola, pois alunos com seis anos de idade devem obrigatoriamente estar matriculados no primeiro ano do ensino fundamental.

No censo escolar de 2009, 18,4% da população de 0 a 3 anos estavam matriculados em creches. No censo de 2011, na pré-escola, cerca de 80% dos brasileiros de 4 e 5 anos estavam na escola, mas ainda há uma demanda grande a ser atendida. Em Goiás, por exemplo, estima-se que 100 mil crianças esperam por uma vaga em creche e 20 mil na pré-escola. O último Censo Escolar (2013) indica um aumento de 7,5% na oferta de vagas para crianças entre 0 e 3 anos.

E como a Centi pode contribuir para a Educação Infantil? A Centi dispõe de um sistema completo para gestão de escolas com o “Portal do professor” e o “Portal do coordenador”.

Com esses sistemas, nós cuidamos de toda burocracia e tornando tudo mais ágil, deixando tempo para as coisas essenciais. Venha conhecer nosso sistema voltado à Educação.

Comentários

Comentários estão desabilitados.