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Em quais áreas um sistema de gestão pode ajudar na gestão pública?
A administração pública vive um período onde a qualidade se tornou a principal exigência do cidadão. No entanto, apesar de parecer algo simples, se engana quem pensa que esse atributo é facilmente alcançado, afinal só é possível obter qualidade na administração quando todas as áreas e processos são monitorados e avaliados continuamente, ação que nem sempre acontece. Deste modo, quando as exigências aumentam surge aquela dúvida: “Como eu posso monitorar os meus processos de maneira rápida e eficiente?”. A resposta é simples: aposte em um sistema de gestão. Em um primeiro olhar a ideia de informatizar os processos pode até assustar, mas ela facilita e muito a organização da administração. Afinal, você pode concentrar quase todas as atividades burocráticas e rotineiras em um só lugar e registrar cada um desses processos no momento de sua execução, sem muito complicação, o que faz toda diferença na gestão da qualidade da administração. Nas soluções produzidas pela CENTI por exemplo, é possível cuidar das áreas internas da administração como: almoxarifado, emissão de notas, compras, patrimônio, pregão e contabilidade. Tudo isso em um só lugar, com atualização contínua dos registros, o que evita gastos desnecessários e até mesmo auxilia no controle orçamentário. Mas se você precisa de funcionalidades que facilitem o atendimento ao cidadão, a CENTI também possui soluções para programas de assistência social, ouvidoria, sistema fazendário e portal do cidadão. Essas ferramentas fazem toda diferença para o cidadão que procura o auxílio da administração pública para resolver alguma solicitação ou débito de maneira rápida e prática. Por fim, se você ainda precisa de mais argumentos para inserir um sistema de gestão da sua administração, saiba que a CENTI também possui ferramentas para o controle do check-list interno de atividades, logística, licitações, recursos humanos e protocolos. O que é essencial para que o trabalho aconteça de maneira produtiva e eficiente. Afinal a qualidade é a soma desses dois atributos. Até a próxima. Equipe CENTI.Você sabe quais são os países possuem uma gestão pública eficiente?
De acordo com dados divulgados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Brasil, Chile, Colômbia e México possuem os processos de gestão pública mais eficientes da América Latina. No entanto, isto não significa que estes países não necessitem de melhorias, afinal ainda existe muito a ser feito neste aspecto. Isto acontece, pois, a análise se baseia em um índice que avalia a capacidade de implementação de uma Gestão para Resultados no Desenvolvimento (GpRD). Ela é um instrumento que visa auxiliar os administradores a alcançarem os objetivos estabelecidos para a gestão, sempre observando as melhorias contínuas que podem ser realizadas em cada instituição. O índice que observa o planejamento, monitoramento, avaliação, gestão de programas e projetos, orçamento e gestão financeira pública, pontuou os quatro países que melhor se classificaram, com notas superiores a 3,0. Já os países com notas entre 1,5 e 3,0 foram reunidos no grupo de países com nota média. E os países com notas abaixo de 1,5 foram agrupados na classificação de países com notas baixas. Ao fim da avaliação apenas Brasil, Chile, Colômbia e México foram classificados com notas altas, apesar das grandes melhorias que precisam realizar para uma administração mais transparente e limpa. Por fim, apesar da pequena quantidade de países que foram classificados com notas altas, uma considerável quantia conseguiu melhorar a sua classificação investindo em planejamento e ferramentas para planejamento e avaliação. Deste modo, é visível o salto no desenvolvimento da gestão de países como Jamaica, Nicarágua, Paraguai, Equador, Peru, República Dominicana e Uruguai. Até a próxima, Equipe CENTI
O acesso facilitado às informações sobre o andamento da administração e a consolidação da consciência política do brasileiro, fizeram com que o cidadão se tornasse mais exigente e participante das decisões da gestão pública, tanto no âmbito municipal, quanto no estadual e federal. Deste modo, a eficácia e a eficiência do setor não são mais as coadjuvantes da história e se tornaram as protagonistas da gestão pública para o próximo ano.
No entanto, se está claro que a administração precisa ser eficaz e cumprir os objetivos almejados, a eficiência ainda é um ponto que necessita de inúmeras melhorias. Pois mesmo, sendo conhecida como a qualidade de quem executa um processo ou realiza uma tarefa de maneira correta, ela até pouco tempo não havia encontrado “o seu lugar ao sol” dentro da gestão.
Devido a este fato, durante muito tempo, não existiam mecanismos exatos para a verificação da eficiência dentro da gestão pública. O controle dos recursos de um estoque, por exemplo, não era feito de maneira coerente e atualizada. Realidade que mudou apenas quando a exigência por eficiência aumentou dentro do setor privado, o que fez nascer novas ferramentas de avaliação que foram importadas para o setor público.
Um exemplo simples de ferramenta é a auditoria. Ela analisa todos os processos e visa identificar quais são as principais falhas e excessos que possam ser corrigidos. Tudo isso para garantir a execução rápida e eficiente dentro da gestão pública. Ela pode ser aplicada a qualquer tempo desde que o gestor faça o controle ativo de toda a sua administração em um sistema automatizado, por exemplo. Isto além de garantir a eficiência da gestão, também auxilia na resolução de prováveis empecilhos que prejudiquem o bom desenvolvimento dos processos. Quesito que com absoluta certeza será o principal diferencial para o gestor que deseja fazer a diferença em 2018.
Até a próxima.
Equipe CENTI
Dívida Ativa Tributária está conceituada no art. 201 do Código Tributário Nacional, da seguinte forma:
"Art. 201 – Constitui dívida ativa tributária a proveniente de crédito tributário dessa natureza, regularmente inscrita na repartição administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por decisão final proferida em processo regular".
Verifica-se em alguns casos na administração pública a inexistência de inscrição em Dívida Ativa, créditos do Município de qualquer natureza, não adotando alguma medida efetiva para recebimento dos tributos.
Essa conduta de não adotar medidas, como, encaminhamento do processo para inscrição em Dívida Ativa e respectiva propositura de ação executiva, é, todavia, ilegal e antieconômica.
A Ausência do reconhecimento em Dívida Ativa dos créditos impactará diretamente no resultado patrimonial do Balanço Geral do Município, lembrando, ainda, que as contas apreciadas pelo Poder Legislativo, identificando tais divergência pelo Tribunal do Contas, poderá julgar irregular as contas na forma prevista no § 2° do art. 31 da Constituição Federal.
Deverá a administração verificar em sua legislação municipal para sanar irregularidades, inscrevendo os créditos em até dia 31 de dezembro de cada ano, e adotando as providências necessárias para evitar o ressarcimento do prejuízo a secretaria do tesouro municipal.
Em tempo de lembrar, que nossa empresa estará sempre disposta a colaborar nos registros de seus atos.
Aproveitando o momento renovamos nosso sincero voto de estima e distinta consideração.
CENTI
Estamos em constante busca por melhorias no nosso sistema. Seguindo essa diretriz e a pedidos dos nossos clientes iniciamos um grande projeto de melhorias de design em alguns setores do nosso sistema.
As melhorias visam incrementar o visual e principalmente proporcionar uma melhor experiência de uso para todos os nossos clientes. Mas como foram feitas essas melhorias? Através das técnicas de UX, e o que é isso?
UX é a sigla de User Experience, o que quer dizer que coletamos o feedback prévio dos usuários e stakeholders para fazer melhorias padrões pontuais, facilitando a operação do sistema. Os pontos abordados foram:
- A padronização de cores para melhor visualização das informações essenciais do pregão.
- Padronização dos botões com cores que remetem a permissões e proibições.
- Organização das linhas com cores diferentes para facilitar a visualização dos itens.
- Indicação dos botões com funções únicas através de ícones.
- Mudança de cores nos ícones para indicar ações opostas.
- Organização dos elementos na tela para melhorar a visualização dos itens vencedores no pregão.


