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A tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas, e na área da saúde não é diferente. Os avanços no campo da gestão hospitalar trazem inúmeros benefícios tanto para o hospital quanto para para os pacientes e profissionais da saúde que ali trabalham. O fluxo de informações se torna mais rápido e com a utilização de um software é possível integrar tanto os serviços médicos quanto os serviços administrativos de uma ou de várias unidades de atendimento. O novo Portal da Saúde tem como objetivo proporcionar uma visão global de todas os processos internos de hospitais, laboratórios e clínicas otimizando tanto os atendimentos quanto os procedimentos administrativos. Com uma interface bem intuitiva, o software facilita o lançamento de prontuários para médicos, enfermeiros e odontólogos e mantém um histórico do paciente. Essa visão global permite que essas informações sejam acessadas de qualquer computador cadastrado. Dentro da fila de atendimento, por exemplo, o usuário poderá acessar informações como nome, idade, situação e realizar ações como atender, encaminhar e finalizar. Poderá também verificar em qual unidade está sendo realizado o atendimento e alternar entre as unidades cadastradas, caso haja necessidade. A função atender permite o preenchimento das informações que são necessárias para completar o prontuário do paciente, incluindo procedimentos e exames. E, na guia história de prontuários é possível acompanhar o histórico do paciente durante todas as consultas realizadas, relembrando assim pontos importantes da vida clínica do paciente. A função encaminhar permite que o médico encaminhe esse mesmo paciente para um determinado departamento da unidade. E, o botão finalizar, como o próprio nome já diz, permite que o médico finalize o atendimento retirando assim o paciente da fila de espera. No botão “adicionar pessoa na fila” é possível incluir um paciente sem que ele tenha passado pelo agendamento. Esse procedimento é recomendado para casos em que é necessário realizar o encaixe do paciente na fila de atendimento. Para saber mais sobre as funcionalidades e benefícios do Portal da Saúde, clique aqui. (direcionar para página do site que contém informações sobre o Portal da Saúde)

Como a tecnologia está cada dia mais inserida no nosso cotidiano, muitas escolas estão investindo em ferramentas para aperfeiçoar tanto a sua gestão como o desenvolvimento e produtividade dos seus professores. Os professores sabem o quanto é complicado gerenciar o seu tempo entre as atividades de classe, elaboração de aula e correção de provas. Diante desse cenário as ferramentas tecnológicas se tornam uma grande aliada otimizando todas as tarefas que são realizadas pelos educadores. Com uma interface interativa, integrada com o sistema Centi, o Portal do Professor e do Coordenador foi desenvolvido utilizando técnicas de UX para otimizar e informatizar processos, eliminando a necessidade de preenchimentos manuais e permitindo um acompanhamento mais assertivo e personalizado do desenvolvimento da escola e dos alunos. O Portal do Professor foi desenvolvido para otimizar o trabalho do educador, auxiliando em atividades como planejamento e organização do conteúdo que será ministrado em sala de aula, controle de faltas e frequência dos alunos, lançamento de avaliações e notas. O lançamento de notas pode ser realizado no formato numérico ou ficha de acompanhamento bimestral e pode ser selecionado tanto na opção anual como semestral. A fim de facilitar a análise de desempenho de cada um dos alunos, o docente também consegue emitir relatórios diários e fichas de acompanhamentos bimestral. Já o Portal do Coordenador permite um controle e uma gestão mais assertiva, visto que com ele é possível ter acesso, em tempo real, de todo o planejamento de aula e do conteúdo que será ministrado. O coordenador também poderá acessar o percentual de faltas, o controle das turmas, os relatórios referentes ao livro de matrículas, o diário e realizar o mapeamento das notas e do desempenho individual de cada aluno. Se você precisa melhorar a gestão e a performance da sua escola, invista em um software focado na área da educação. Entre em contato com a gente e solicite uma demonstração!

Provavelmente você já se deparou com o termo Matriz de Saldos Contábeis, ou simplesmente MSC. Para algumas pessoas, esse termo pode ser um tanto quanto abstrato, não é mesmo? Por isso, resolvemos destacar as principais informações sobre o assunto. Assim, podemos explicar realmente o que é a MSC, sua fundamentação legal, quem deve enviar e demais características que são muito importantes para você, profissional que atua na área de contabilidade pública nos municípios, estados e também na esfera federal. A Matriz de Saldos Contábeis, ou simplesmente MSC, é uma estrutura de dados desenvolvida pelo Tesouro Nacional (STN) pensando na transmissão de informações contábeis e fiscais dos entes da Federação utilizando o Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). Isso significa mais transparência para todos. As cidades que não são capitais têm até 31 de julho para publicarem suas informações de janeiro a junho por meio da MSC. A Centi exporta a Matriz de Saldos Contábeis? Sim! Este pode ser realizado através da tela “PC013 - Exportação Matriz Contábil”, gerando arquivo em formato .ZIP, contendo arquivo .CSV que deverá ser importado no sistema de envio através do portal do Siconfi. Esta exportação é feita de maneira simples e intuitiva, existindo também a tela “CO427 - Cubo saldo matriz contábil” para devidas verificações.
- Vídeo: Entenda a Matriz de Saldos Contábeis
- Regras: Conheça as regras gerais e principais características
- automatizar a elaboração dos relatórios;
- melhorar a qualidade da informação pública, permitindo comparações;
- permitir análises mais eficazes e transparentes.
- A Matriz de Saldos Contábeis deve ser enviada de forma agregada somente pelo Poder Executivo. Isso quer dizer que as informações dos demais poderes e órgãos deverão estar destacados utilizando a informação complementar “Poder / Órgão – PO”.
- O leiaute e as informações complementares são válidos para exercícios específicos, de acordo com Portaria publicada pela Secretaria do Tesouro Nacional.
- Caso o ente não adote ou adote parte das informações nos padrões solicitados pela MSC, ele deverá realizar um De-Para. Esse procedimento pode ser feito tanto no Siconfi quanto fora dele (nos sistemas dos entes).
- A ferramenta de De-Para do Siconfi não realiza mapeamentos automáticos. Porém, uma vez realizado o mapeamento, ele pode ser copiado para exercícios seguintes. Caso a tabela do ente seja alterada, somente as informações diferentes deverão ser mapeadas.
- A MSC será dividida em dois tipos: a MSC Agregada e a de Encerramento. A MSC Agregada será mensal e será responsável pela geração dos relatórios fiscais (Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO e Relatório de Gestão Fiscal – RGF). Já a MSC de Encerramento terá periodicidade anual, sendo responsável pela geração da Declaração das Contas Anuais – DCA.
- Uma vez carregada no Siconfi, a MSC não poderá ser excluída. Porém, poderá ser reenviada, salvo nos seguintes casos:
- Disposição contrária do respectivo Tribunal de Contas;
- A MSC tenha gerado um relatório (RREO, RGF e DCA) que tenha sido assinado. Nesse caso, a assinatura deve ser quebrada para o reenvio da nova MSC;
- A MSC tenha gerado um relatório que tenha sido homologado. Nesse caso, a alteração deve ser feita no relatório, incluindo notas explicativas.
- No caso de reenvio da MSC pelo Poder Executivo, os rascunhos das declarações dos outros poderes gerados serão, também, substituídos.
- A Matriz poderá ser carregada no Siconfi utilizando dois formatos: CSV e XBRL GL. Ambos os formatos devem ser zipados antes do carregamento.
- No caso do formato CSV, o arquivo deverá estar de acordo com o leiaute publicado válido para o exercício, respeitando algumas definições:
- Não deve existir separador de milhares;
- Os separadores decimais devem conter “ponto” e não “vírgula”.
- A pontuação apresentada nas informações complementares é apenas formatação.

Nesse mundo cada vez mais globalizado e conectado a rotina da grande maioria dos profissionais é abarrotada de compromissos. Essa carga contínua de responsabilidades acaba gerando estresse, bloqueio da criatividade, falta de foco e redução da produtividade. Para que o profissional consiga executar melhor as suas funções é necessário respeitar os limites do seu corpo e da sua mente, e nesse caso fazer pausas se torna fundamental. Assim como o nosso corpo o cérebro também precisa de descanso, e parar nem que seja por alguns minutos pode te ajudar a elevar os níveis de foco e concentração. Levantar da sua estação de trabalho para dar uma volta pelo escritório, tomar um café, conversar com um colega podem ser suficientes para te ajudar a reduzir os níveis de estresse, aumentar a sua concentração nas próximas atividades, ter mais criatividade e até mesmo tomar decisões mais assertivas.
Conforme Instrução Normativa nº 157/2019, o valor do desconto do piso e teto do IPASGO sofrerá reajustes a partir da competência 07/2019. O reajuste será no percentual de 21,56% (vinte e um inteiros e cinquenta e seis décimos por cento).
A partir da competência 07/2019, os valores mínimos (piso) e máximos (teto) descontados sobre a remuneração dos usuários titulares para a cobertura do respectivo grupo familiar no padrão de conforto “Básico” e “Especial”.
Art.1° Ficam reajustados no percentual de 21,56% (vinte e um inteiros e cinquenta e seis décimos por cento), a partir da referência julho/2019, os valores mínimos (piso) e máximos (teto) descontados sobre a remuneração dos usuários titulares para cobertura do respectivo grupo familiar no padrão de conforto Básico e Especial,
Art.2° Ficam reajustados no percentual de 21,56% (vinte e um inteiros e cinquenta e seis décimos por cento), a partir da referência julho/2019, o valor das mensalidades do Sistema IPASGO Saúde, para os usuários titulares e dependentes inscritos mediante contribuição individual com base em cálculo atuarial.
Quaisquer outras dúvidas a respeito de tais alterações, deverá entrar em contato com o Suporte Centi por telefone ou WhatsApp através do número: 62 3922-3044.
